sábado, 14 de maio de 2011

Kimchi 김치

O Kimchi é comida tradicional da Coreia, é um dos pratos mais importantes e diversificados da gastronomia Coreana. O Kimchi é fermentado e tem um sabor acide e picante. Na Coreia, existe mais de 100 tipos diferentes de Kimchi. O Kimchi de Couve chineses(Baechu Kimchi) é um dos mais famosos.

O Kimchi é um acompanhamento perfeito para arroz ou massas. Na Coreia, o Kimchi é servido em duas ou três refeições, diariamente como um acompanhamento. Nos últimos anos, o Kimchi tem ficado cada vez mais popular em muitos países asiáticos, por exemplo, Japão, China, Tailândia etc.

Como o Kimchi é um prato fermentado, é possível conserva-lo durante um longo período. Com o decorrer do tempo, o Kimchi torna-se cada vez mais acido.

O Kimchi acido é um ingrediente muito utilizado em vários pratos populares na Coreia, por exemplo, arroz xau xau com Kimchi, pancake de Kimchi, ensopado de Kimchi etc.

Arroz xau xau com Kimchi

Em termos nutritivos, o Kimchi é rico em vitaminas, ferro, bactérias ácido lácticas que ajuda a digestão e reduz o risco de cancro. O Kimchi foi nomeado na revista americana "Health" para um dos cinco tipos de comida mais saudáveis do mundo.

A receita original é mais complicado e usa mais ingredientes difíceis de encontrar em Portugal. Este receita simplificada baseia-se na receita do Dr.Ben Kim.

O pimenta em pó coreana(Gochugaru) é vendido em alguns supermercados chineses. Não tenha receio, o pimenta não é tão picante quanto parece. :)


Ingredientes:
2 couves chineses
1 copo de sal grosso (300-350g)
50-55g de pimenta vermelha em pó para kimchi (Gochugaru)
2 dentes de alho
20g de gengibre
1 pêra pequena madura, descascada e cortada em cubos
1/2 macã madura, descascada e cortada em cubos
1 cebola pequena, descascada e cortada em cubos
2-3 colheres de sopa de molho de peixe
Algumas cebolinhas ou 1/2 alho francês cortados em fatias


1. Corte os couves chineses em quadrados, mete-os numa bacia grande.


2. Dissolva o sal em cerca de 750ml de água e junte ao couve. Mexe bem e deixe repousar por uma hora e meia até o couve ficar um pouco amolecido.

Depois uma hora e meia

3. Lave os cubos de couve 2 ou 3 vezes e escorre. Coloque os cubos de couve novamente na bacia grande.

4. Numa taça, misture a pimenta em pó e um pouco de água para fazer a pasta.


5. Com processador de alimentos, misture maçã, pêra, cebola, alho e gengibre.


6. Ao recipiente do couve, junte a pasta de pimenta em pó, a mistura da maçã, o molho de peixe e as cebolinhas ou o alho francês. Misture muito bem com as suas mãos. Recomendo a utilização das luvas para evitar o cheiro do alho nas mãos :) Está feito o Kimchi!


7. Coloque o Kimchi num frasco e pressiona para baixo. Deixe o frasco em temperatura ambiente (evite zonas de sol e de calor) para fermentação pelo menos durante 24 horas antes de comer. Guarde o Kimchi no frigorífico.


1 comentário: